Isopainel ® x Parede de Concreto Pré-Moldado: Quem é o protagonista das construções do futuro?

É fato que lidamos com um processo de modernização acelerada na construção civil ao redor do mundo, onde os métodos convencionais já não se mostram rentáveis e produtivos. Afinal, o mercado se mostra cada vez mais exigente em produtividade somada com excelência na entrega final.

Os projetos flexíveis que apresentam eficiência energética e se destacam por obras mais rápidas são o formato das construções do futuro. Por essa razão, temas como uma construção mais limpa, econômica e baseada em processos e materiais sustentáveis, ganha cada vez mais espaço.

Pensando nessas soluções de imensa importância para redução de custos nas obras e uso mais consciente de recursos, o artigo de hoje traz um estudo de caso do Isopainel® e um comparativo do mesmo com as paredes de concreto pré-moldado, de modo a explicitar considerações técnicas e também das aplicações de cada material.

Isopainel® x Parede de Concreto Pré-Moldado: Comparativos Técnicos

Constituídos de núcleos em PIR e revestidos por chapas de aço pré-pintado, os Isopainéis® possuem excelente acabamento. Fabricados com diferentes espessuras de núcleo e de aço, apresentando uma variedade de cores padrões que se adeque as especificações de cada projeto.

O tempo de instalação é otimizado, reduzindo os custos no canteiro de obras, além de não interromper o funcionamento do estabelecimento quando se trata de pequenas reformas. A título de exemplo, estimando uma equipe de instaladores de até 4 pessoas, o tempo médio construído por dia é de 280 m².

Em contraste, as paredes de concreto pré-moldados, são fabricadas a partir de moldes com a mistura de ferragens e cimento com peso de até 300 kg por m² para uma espessura de 120mm. As placas são produzidas por demanda e após tempo de cura podem ser aplicados, quando o produto é entregue, ainda são os necessários os esforços de pintura, vedação e isolamento térmico, o que pode dobrar os custos com recursos e mão de obra.

O tempo de instalação, contando com 01 equipe de instaladores, o tempo médio construído por dia é de 250 m² fora acabamentos, pintura e instalações.

Isopainel® x Parede de Concreto Pré-Moldado: Durabilidade e manutenção

Os Isopainéis® também podem ser fixados sobre estruturas de metal, facilitando sua aplicação. Apresentando maior durabilidade que os demais materiais construtivos convencionais, sendo uma opção altamente resistente a desgastes naturais.

Assumindo que o material esteja exposto a essas condições de desgaste, estima-se um tempo médio para realizar uma nova pintura de 07 anos após a instalação. Assim, a manutenção mais indicada nesse período é a lavagem do material com água e sabão neutro.

Já as paredes de concreto, moldadas com ferragem e cimento, podem apresentar rachaduras, fissuras e trincas. Além de manchas, erosão e desgastes que são super comuns nesses materiais. Considerando que o material receba massa e pintura após sua aplicação, estimase uma manutenção necessária com nova aplicação de massa e pintura após 02 a 03 anos, variando de acordo com as condições externas a qual esse material é exposto.

Isopainel® x Parede de Concreto Pré-Moldado: Comparativo para 1.000m²

A seguir confira um comparativo entre os dois construtivos para 1.000m² de material aplicado. 

Isopainel: 

  • Peso das Paredes: 12.000 KG; 
  • Conclusão média: 4 Dias; 
  • Geração de resíduos próximo a zero; 
  • Logística simples e segura;
  •  Instaladores entregam a parede pronta;

Paredes de Concreto Pré-Moldado:

  • Peso das Paredes: 300.000 KG;
  • Conclusão média: 5 Dias;
  • Geração de resíduos de 6% a 7% em média;
  • Logística difícil e sobrecarregada;
  • Para cada acabamento é necessário um novo instalador;
Isopainel®

Isopainel®: Economia gerada pelo uso de construtivos isotérmicos

Os Isopainéis® são compostos por um conjunto de chapas de aço perfiladas intercaladas por poliisocianurato. De modo a apresentar levada resistência mecânica e um excelente isolamento térmico.

Isopainel®

A Espuma Rígida de Poliisocianurato, também conhecido como PIR, é uma espuma rígida com alta capacidade de isolamento. Devido sua baixa condutividade térmica, a espuma é protagonista em conservar melhor o ambiente com menor espessura, diminuindo o espaço destinado ao isolamento. Se destacando também por suas propriedades mecânicas e termoisolantes. Além disso, a sua resistência à água e umidade, atende ao propósito de estender a durabilidade do produto.

Configurando fator importante na excelência da construção contribuindo para eficiência energética da mesma, confira um comparativo entre o isolamento térmico dos dois construtivos:

A opção ideal para suas obras: Principais motivos para mudar a forma de construir

Em suma, migre para os materiais que entregam versatilidade e agilidade, se adeque a engenharia do futuro. A Kingspan Isoeste se empenha em atender várias normas e especificações, a fim de se adequar as necessidades dos mais variados públicos. 

Os Isopainéis® são entregues acabados em obra, ou seja, cada painel entregue já pronto para instalação com as devidas qualidades técnicas e estéticas para cada obra. Projetos de entrega acelerada com até 07 dias para conclusão e entregas facilitadas devido ao baixo peso e fácil processo de carregamento e descarregamento. Menos dor de cabeça e mais agilidade. 

Sua variedade de cores e designs atendem mais variados segmentos, como os de comércio e varejo, laboratórios, supermercados, shoppings e outros.

Desenvolvemos soluções e produtos simplificados, que podem ser manuseados com
tranquilidade, focando na qualidade final e funcionalidade para os seus projetos. Sejam eles grandes ou até mesmo pequenas reformas.

Assista o vídeo e responda sua dúvida: Por que utilizar materiais isotérmicos na sua construção?

Para saber mais faça o download completo do estudo de caso

Categorias

agosto 2020
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31