Pesquisar
Close this search box.

A Importância da Manutenção Predial

Amenizar e prevenir situações de crise em instalações prediais faz parte da agenda do planejamento. Afinal, a funcionalidade da estrutura depende de todos os seus componentes funcionando em perfeitas condições. Sobretudo, prédios residenciais e comerciais onde há uma grande circulação de pessoas. Garantindo o conforto e segurança.

A manutenção predial tem como objetivo verificar o funcionamento adequado de todos os componentes e instalações da estrutura. Analisando os fatores de problema, aqueles que podem vir a ser e acompanhá-los através de checagens periódicas.

Como é o processo de Manutenção Predial?

O tamanho da estrutura ou ambiente não é um fator critério para definir se há ou não a necessidade de manutenção preventiva. Entretanto, quanto maior a instalação, muito provavelmente maior será a complexidade e a necessidade de ser recorrente o plano de acompanhamento.

Dessa forma, é preciso desmistificar que apenas prédios antigos precisam da Manutenção Predial Preventiva. As instalações mais atuais tendem a receber mais serviços de engenharia e pessoas circulando todos os dias e, por isso, devem receber também atenção dos mantenedores.

O plano de manutenção pode acontecer a cada 15 dias, mensalmente, ou até mesmo a cada três meses, de acordo com a quantidade de sobrecarga do local. A rotina de verificação e checagem do funcionamento de todos os ambientes e máquinas, sobretudo a parte hidráulica e elétrica, visa promover a vida útil superior dos equipamentos e segurança para todos. Além disso, os reparos da manutenção predial preventiva possuem custo menor do que os consertos após o dano.

Sobre os serviços de manutenção

Os serviços vão desde inspeção hidráulica, estrutura dos circuitos elétricos, revisão de elevadores, inspeção de gás, equipamentos de segurança, ar condicionado, telhado, áreas comuns, entre outros. Um levantamento preliminar deve ser realizado no local para identificar os potenciais de melhorias e acompanhamento para se propor um plano de checagem de prevenção. Além disso, é preciso ressaltar que todo processo deve ser planejado e executado por mão de obra técnica e especializada.