fbpx

VENDAS 0800 - Ver telefone

Certificação LEED - Liderança em energia e Design Ambiental

A sigla para Leadership in Energy and Environmental Design, LEED, faz parte de um processo de estratégias e padrões de construções. Criada em 1993 pela USGBC, o LEED faz parte de um sistema internacional de certificação ambiental para edificações.

Adotado em mais de 150 países, a certificação de Liderança em energia e design ambiental (LEED), conseguiu revolucionar e transformar a forma de operação nas edificações. Com foco total em pautas sustentáveis e formas de alavancar

Essa certificação possui 4 tipologias diferentes que se adequam a cada tipo de estruturação. São elas: novas construção e grandes reformas, escritórios comerciais e lojas de varejo, empreendimentos existentes e bairros.

Cada área possui seus pré-requisitos para deter a certificação, baseando-se em ações obrigatórias que torna aquela obra ou edificação uma parceira das pautas sustentáveis. Sendo assim, para certificar um projeto como um aliado das pautas sustentáveis você precisa obter uma pontuação mínima.

A pontuação exigida está relacionada com a concordância de requisitos de Construção Verde, divididos nas categorias:

  • Localização e Transporte
  • Lotes Sustentáveis
  • Eficiência da água
  • Energia e Atmosfera
  • Materiais e recursos
  • Qualidade Interna dos Ambientes
  • Inovação e Prioridades Regionais

Caso a obra consiga reunir todas essas otimizações na edificação, a partir dos pré-requisitos para cada tipologia de empreendimento somando com as quase 70 estratégias do LEED, os edifícios são certificados como:

  • Certified: 40 pontos
  • Silver: 50 pontos
  • Gold: 60 pontos

Afinal, quais os benefícios ambientais da certificação?

O intuito da certificação LEED é incentivar a transformar as obras com foco na sustentabilidade. Os pré-requisitos exigidos resultam na enorme redução ou uso racional dos recursos naturais. Seja ele de matérias-primas, água e sobretudo energia.

Os pré-requisitos se preocupam e tem bastante foco em aplacar os efeitos das mudanças climáticas.

Além disso, a certificação LEED preocupa com a redução, tratamento e reuso dos resíduos utilizados na construção.

Outros benefícios da certificação LEED

A certificação LEED soma inúmeros benefícios. Estes que vão desde ambientais, até econômicos e sociais.

Os benefícios econômicos se dão na forma de diminuição dos custos operacionais, na valorização do imóvel para revenda e até menos na modernização e menor custo com futuros reparos na edificação.

Já os sociais se apresentam na forma de geração de emprego e valorização da capacitação profissional. Sobretudo, na criação de políticas públicas que passem a valorizar as pautas sustentáveis como um grande aliado da engenharia civil na sua empreitada de tornar as construções mais sustentáveis.

Usamos cookies neste site para analisar e melhorar a experiência do visitante. Ao continuar a navegação você aceita o uso desses cookies e concorda com nossa Política de Privacidade. Para saber mais clique aqui.