fbpx

VENDAS 0800 - Ver telefone

Saiba mais sobre Engenharia Diagnóstica

Conforme os mercados se ajustam e exigem mais das estruturas que os acomodam, os novos fluxos de coisas e pessoas, trazem a necessidade de revolução na Engenharia Civil.  Sobretudo, no quesito responsabilidade e cuidado com as edificações. Dessa forma, apresenta-se a Engenharia Diagnóstica, área direcionada para engenheiros prestam serviços técnicos com o objetivo de apurar a qualidade e responsabilidade da edificação. 

Essa área de estudo é uma disciplina de inspeção técnica, se tornando de imensa importância para prevenir desastres, a exemplo de quedas de pontes e rompimento de barragens.

O profissional de engenharia, atua investigando possíveis complicações e soluções para
manifestações patológicas da estrutura. Através de diagnósticos e prognósticos sobre fissuras,
infiltrações e até incêndios.

Importância da Engenharia Diagnóstica

Além disso, eliminar e tratar as anomalias construtivas é de extremo valor econômico para
venda ou aluguel do empreendimento. Visto que as regulamentações de segurança se tornam cada vez mais vigentes e respeitadas em todo território nacional.

Destacando, novamente, a utilidade desse profissional no mercado que deve atender a essas demandas de segurança nas edificações. 

 
Com o intuito de aprimorar a qualidade das edificações e garantir a segurança, sendo essencial em todas as fases da construção, inclusive na sua finalização e durante as manutenções que podem ser semanais, quinzenais e mensais.

Conheça o percurso do diagnóstico

Os 5 métodos são: 

  • Vistoria
  • Inspeção
  • Auditoria
  • Perícia
  • Consultoria 

A vistoria é a mais simples e comumente utilizada dentro da Engenharia Diagnóstica, onde a busca é pela constatação de problemas e possíveis irregularidades.  Em contrapartida, a Inspeção é mais detalhada e foca em riscos de qualidade da edificação ou da obra.  


A auditoria, pautada em uma abordagem mais técnica e teórica, se concentra em normas, diretrizes, especificações e padrões técnicos. Por sua vez, a perícia, ainda mais profunda e complexa, se concentra na origem do problema, sendo a forma mais completa de percurso diagnóstico.

Usamos cookies neste site para analisar e melhorar a experiência do visitante. Ao continuar a navegação você aceita o uso desses cookies e concorda com nossa Política de Privacidade. Para saber mais clique aqui.